Pesquisa

Meu interesse no sítio arqueológico do Bisnau surgiu em 2010 quando ao visitar a cachoeira do Bisnau, conheci o sítio. Em minha graduação eu havia abordado a relação entre o graffiti e a arte de rua com a arte rupestre. Conhecer o sítio arqueológico do Bisnau me motivou a seguir pesquisando a temática rupestre. Em 2013, ao ingressar em um mestrado em arqueologia, iniciei um processo sistemático de estudo sobre o sítio. Este site nasceu no âmbito da minha pesquisa sobre o Bisnau, que permanece sendo objeto de estudo no doutorado que venho fazendo em Teoria e História da Arte na Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Podemos relacionar o sítio do Bisnau a duas “tradições” de arte rupestre encontrada no Brasil, seria um mix entre as tradições Geométrica e Meridional.

COLOCAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS GRAVURAS

A partir de minhas análises, tenho como possível significado para a arte do Bisnau, uma representação do cosmo (estrelas, planetas e etc.). Mas ainda estou no processo de pesquisa e desenvolvimento de minha tese, sendo necessário um estudo mais aprofundado para se chegar a alguma possível conclusão.

Atualmente diversos pesquisadores de diferentes vertentes acadêmicas vêm estudando o sítio, o que potencializa seu registro e proteção, nos ajudando a compreender um pouco mais o sítio arqueológico da Pedra do Bisnau. Buscarmos possíveis significados e conhecermos a população pré-histórica responsável por este incrível conjunto de gravuras rupestres é importante do ponto de vista arqueológico e patrimonial.

Coordenadas 15°18’32.0″S 47°07’07.0″W

Fotos Armando Salmito